© 2019 por Grupo Affari.

Todos os direitos reservados.

GRUPO AFFARI

 

Empresa Paranaense 100% focada em vendas, atuamos com consultoria, treinamento, seleção de profissionais de vendas, terceirização de mão de obra comercial e representação.

Considerações de Final de Ano para um Bom Comercial

December 7, 2017

Estamos chegando ao final de 2017, um ano para muitos, difícil, para outros de recuperação e para alguns de crescimento.

 

A maioria das pessoas quando chega nesta época faz uma avaliação pessoal e profissional sobre o que passou e o que espera do próximo ano ou anos.....

 

Em relação a área profissional e comercial, esta avaliação é super importante e tem que ser realizada.

 

Legal comentar que precisa ser uma ação positiva, ou seja, não foque no que deu errado e sim, naquilo que pode melhorar e se desenvolver.

 

Normalmente somos muito críticos em relação a nós mesmos, somos ensinados de certa forma a sempre achar que a “grama do vizinho é mais verde que a nossa”.

 

Este é um mito que precisamos superar, olhar a “metade cheia do copo e não a vazia”.

 

Claro que a vida profissional nem sempre são 1000 maravilhas, assim como a vida pessoal, mas tem tantas coisas boas e pequenas que não valorizamos que perdemos a chance de viver plenamente em todos os sentidos.

 

Seguem algumas dicas para fazer uma boa avaliação do seu 2017 e preparar um 2018 maravilhoso para profissionais comerciais:

 

- Faça uma retrospectiva das suas metas e o que foi atingido no ano, veja se o saldo é positivo. Caso não, pense no que não deu certo, será que foi o planejamento, foco, trabalho, entre outros e não deixe acontecer em 2018;

 

- Separe entre 3 a 5 dos pontos mais fortes e a mesma coisa dos pontos mais difíceis do ano e faça as seguintes perguntas: por que, como, quando, alguém ajudou, teve continuidade, poderia ter feito diferente.... estas respostas irão trazer muita sabedoria;

 

- Quantas atividades de desenvolvimento, networking, treinamento, relacionamento participou no ano? Se for até 10, está Fraco, entre 11 a 20 Regular, entre 21 a 50 Bom e acima de 51 Excelente. Que profissional de vendas você quer ser?;

 

- O que de inovador fez neste ano? Comercial bom é aquele que inova sempre, mas que não deixa de fazer o “feijão com arroz”;

 

- Faça uma previsão do que você tem dentro do seu pote do ouro e o que você tem para entrar no seu pote de ouro, no pote da “prospecção”.  Ou seja, clientes fechados que compram com recorrência ou já compraram com você e o que eles trazem em receita e o que está em negociação com chance de fechar. Este exercício pode ser diário, mensal, semestral ou anual e é muito importante para mensurar o que trouxe para o seu pote de ouro, suas expectativas financeiras, se um pote estiver muito maior que outro pode ser um problema.

 

Enfim, são dicas básicas para que o profissional da área de vendas possa ter um final de ano bom e um 2018 ainda melhor.

 

Vamos em frente!

 

Sucesso!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Práticas para remodelar o processo de vendas

February 11, 2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Black Facebook Icon